segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Para refletir :

 O ambiente escolar, ao longo dos anos, sofreu variações de conceitos. Aprender já não é mais a única - ou principal - função das escolas. Atualmente elas se transformaram em locais de tragédias e total descasso frente aos gorvenantes. A violência é agora a matéria que mais reprova alunos e professores, pois o medo e a própria desmotivação é crescente e retrai qualquer chance de mudança.
  A sociedade passou a responsabilizar os políticos pelo abandono da educação. Educação essa, tão precária e insuficiente no país. Entretanto, não se pode jogar toda responsabilidade - somente - nos representantes de estado. A culpa é de todos aqueles que não foram efetivos na busca de um melhor método de aprendizagem; daqueles que não participaram das reuniões escolares; ou daqueles que apenas limitaram-se com o que viam nas salas de aula.
  A grande consequência de toda essa ausência de ensino é a violência. Hoje é comum alunos matarem professores por repetir de ano; pais apoiarem a ideia ou nem se preocuparem com o que seus filhos aprendem e fazem no colégio. Até mesmo o educador - que além de ensinar o conteúdo programático, deveria incentivar atitudes para a vida de seus alunos - é incapaz e torna-se alvo de ameaças; abandona sua profissão por medo e gera mais lacunas no ensino do país.
  A coletividade é essencial para a revolução que é necessária para a educação. Educar e aprender são ações que precisam ser praticadas. Só assim a sociedade poderá enfrentar as mazelas e mudar a visão errônea que se tem das instituições de ensino.


Amanda F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário